Série O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?, produzida pelo Ministério Só Boas Novas para o programa INCOMPARAVELMENTE LINDO exibido na WebRádio MANECO FM

[VINHETA ABERTURA] O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

O Menino crescia em sabedoria e graça

Olá! Que bom que você está aqui conosco! Este é o novo episódio da série: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?! E a minha companheira de PodCast é a Val… Olá Val! Tudo bem com você?!

Olá Jonas, …

Sabe Val, esta série é uma jornada para responder a pergunta:

– O que eu faço para herdar a vida eterna?

E esta pergunta já foi feita por pessoas importantes e afortunadas: Foi feita por Doutores da Lei, por Sacerdotes, por pessoas ricas…

Mas, também, já foi feita por muitas pessoas de todas as classes sociais e econômicas e, talvez, por você…

E, algumas vezes, esta pergunta foi dirigida ao próprio Jesus!

Por isso, é que podemos dizer que a sua resposta tem tudo a ver com: O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Se você quiser nos conhecer melhor, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

Então é só acessar, assinar nossos canais e compartilhar!

Antes de ouvirmos o episódio de hoje, chegou a hora da Série MINUTO com o nosso parceiro, o Pr. Paulo Matos: “Super heróis”

[VINHETA MINUTO] + [VIDEO MINUTO]

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!
Ele fez muitos milagres Ele transformou água em vinho e multiplicou pães

Ele curou pessoas doentes, cegos, paralíticos Ele pregava sobre um novo Reino

Ele Ressuscitou pessoas mortas Ele tinha muitos seguidores

Ele ensinava umas coisas legais Ele brigou com os líderes religiosos

Ele expulsou demônios Ele era de Nazaré

Ele foi crucificado Ele andou sobre as águas

Ele era odiado por algumas pessoas Ele falava por parábolas

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Um Profeta, um Mestre, um Juiz, (?)

O Messias, O Filho de Deus, o Salvador (?)

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esta jornada é sobre o Evangelho – O Evangelho como você nunca viu antes!

E o episódio de hoje é O MENINO CRESCIA EM SABEDORIA E GRAÇA!

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

Durante mais de 400 anos do silêncio de Deus, sem uma palavra profética, o povo de Deus sofreu com as dominações dos Persas, seguida pelas dominações de Alexandre – o Grande, dos Sírios, dos Ptolomeus e culminou com o Domínio Romano.

Sem esperança o povo sofria com o julgo Romano, nas mãos do impiedoso Rei Herodes e, para piorar a situação, vivendo em meio a lideranças religiosas radicais, que funcionavam como se fossem seitas, os Fariseus, os Saduceus, os Escribas, os Essênios e os Herodianos, e interpretavam os escritos cada um à sua maneira.

Enquanto isto, os 2 meninos, Jesus e João, nasceram, conforme a profecia, para dar início à um novo período do plano de Deus para salvar a humanidade. Os pastores e os magos do Oriente viram o Messias que veio nascer entre nós, mas a maioria não viu, nem mesmo os líderes religiosos.

Segundo os escritos históricos, o rei Herodes, conhecido como “Herodes, o Grande”, morreu em abril do ano 4 aC. E assim José, Maria e o Menino Jesus voltaram para a cidade de Nazaré, conforme narrado por Mateus: “Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e disse: Levante-se, tome o menino e sua mãe, e vá para a terra de Israel, pois estão mortos os que procuravam tirar a vida do menino”. (Mateus 2:19,20)

Enquanto isso, João crescia sob os cuidados de Isabel e de Zacarias, e o menino Jesus crescia em uma vila pobre e desmerecida, aprendendo carpintaria com seu pai, José, e sob os olhares expectantes de sua Mãe. Ao seu redor as pessoas e o mundo continuam sem perceber a presença grandiosa do Arquiteto do Universo que veio nascer e viver entre nós.

Os Evangelhos de Mateus, Marcos e João, não trazem relatos sobre a infância de Jesus. Somente Lucas, nos deixou um precioso fragmento da tradição e da história de sua infância, no capítulo 2. Neste breve relato do Evangelho de Lucas, veremos 3 acontecimentos importantes da infância do Mestre.

O primeiro fato foi sua circuncisão, após se completarem 8 dias, e lhe foi posto o nome de Jesus, que o anjo lhe deu antes dele nascer.

O que é circuncisão? Se uma mulher desse a luz à um menino, segundo a Lei de Moisés, ela deveria circuncidá-lo, que era remoção do excesso de pele de seu prepúcio. Isto representava a sua inclusão na comunidade Judaica e tinha razões higiênicas também. (Levítico capítulo 13)

O segundo fato foi sua apresentação ao Senhor, de acordo com a Lei de Moisés. Completando-se o tempo da purificação, seus pais o levaram a Jerusalém e ofereceram um sacrifício que, conforme a Lei do Senhor, deveriam ser “duas rolinhas ou dois pombinhos”.

O que é purificação? Segundo a Lei de Moisés, uma mulher que concebesse, estaria imunda e deveria esperar 33 dias para a purificação do seu sangue. Portanto, o menino Jesus tinha 41 dias quando foi apresentado no Templo. (Levítico capítulo 12)

E durante este acontecimento, algo muito especial aconteceu. Havia em Jerusalém um sacerdote chamado Simeão, que era justo e piedoso, e o Espírito Santo estava sobre ele. E lhe foi revelado que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.

E naquele dia, Simeão movido pelo Espírito, foi ao templo e se encontrou com José, Maria e o menino Jesus. E ele tomou o menino nos braços e louvou a Deus, e disse:

“Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo. Pois os meus olhos já viram a tua salvação, que preparaste à vista de todos os povos: luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo”.

José e Maria ficaram muito admirados com tudo aquilo. E Simeão os abençoou e disse: “Este menino foi escolhido por Deus tanto para a destruição como para a salvação de muita gente em Israel. Ele vai ser um sinal de Deus; muitas pessoas falarão contra ele, e assim os pensamentos secretos delas serão conhecidos”.

A profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, “que adorava a Deus, jejuando e orando dia e noite no Templo, se aproximou deles, deu graças a Deus e saiu falando a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém”. (Lucas 2:36-38)

Eles, então, voltaram para sua casa na cidade de Nazaré. E a Palavra diz que: “o menino crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele”. (Lucas 2:21-52)

O terceiro fato, da infância de Jesus narrado por Lucas, foi numa Festa da Páscoa da tradição Judaica, que envolvia uma peregrinação a Jerusalém. José, Maria e Jesus, que já tinha 12 anos, foram para a cidade de Jerusalém, como era seu costume.

Durante as movimentações da Festa de Páscoa, algo inesperado aconteceu, Jesus se perdeu em Jerusalém. E seus pais, só perceberam isto quando estavam voltando para casa. Eles procuraram entre os conhecidos e parentes e não o encontraram.

Então, eles voltaram à Jerusalém e, somente depois de procura-lo por 3 dias, o encontraram. “Jesus estava no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. E eles estavam extasiados com sua inteligência e com suas respostas”. (Lucas 2:46,47)

Maria, quando o viu disse: “Filho, por que você nos fez isto? Seu pai e eu estávamos aflitos, à sua procura”. E ele respondeu: “Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai?”. Seus pais ficaram perplexos com isto, embora não compreendessem o que ele estava dizendo. (Lucas 2:48-50)

A família retornou para Nazaré e a Palavra diz que: “Jesus era obediente a seus pais e crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens”. E isto enchia o coração de sua mãe. (Lucas 2:52)

E, a partir deste acontecimento, nada mais encontramos por escrito da infância de Jesus.

Entretanto, nestes 3 fatos da infância de Jesus, observamos que a família de Jesus era piedosa e observava a Lei. Que Jesus foi educado no seio de uma Família de Nazaré, com amor e temor a Deus. Que ele era obediente e sabia de sua missão. Ele sabia que o seu lugar era com o Pai, na sua casa.

Jesus, muito provavelmente, estudou e trabalhou como qualquer criança hebreia de sua época. Mas, surge uma pergunta: Afinal como Jesus conseguiu toda esta sabedoria?

A cultura Judaica da época promovia que toda criança, por motivos religiosos, aprendesse a ler e a escrever. As crianças aprendiam primeiro o alfabeto hebraico, para ler e decorar textos dos Escritos e de outras áreas do conhecimento. Depois, elas aprendiam sobre a “Lei Oral” Judaica (chamada Mishná), incluindo as interpretações e complementos feitos pelos doutores da Lei.

Ao chegar aos 12 anos, os meninos que fossem mais brilhantes, podiam cursar estudos mais avançados, em Jerusalém ou em outra cidade importante da época, e se inscrever em grandes escolas, dirigidas pelos mais célebres doutores da Lei. O que era privilégio de uns poucos.

O menino Jesus aprendeu, por certo, a arte da carpintaria, profissão de seu pai, José, e também sobre agricultura.

O menino Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens, se preparando para a maior missão de todos os tempos: Salvar a humanidade.

O que você vê em Jesus?

José e Maria o educaram na cultura hebraica. E ficavam perplexos ao ver seu crescimento.

Zacarias e Isabel cuidavam e preparavam o menino João, vendo o crescer para seu grande momento.

O Sacerdote Simeão, movido pelo Espírito, encontrou o Menino Jesus, o tomou em seus braços e disse: Posso morrer em paz, por que vi o Salvador.

A profetisa Ana o viu e saiu falando da esperança que chegara.

Os mestres do templo ficaram extasiados ao ver toda a sabedoria que emanava dEle.

Muitas pessoas não o viram.

E muitas pessoas ouviram os pastores, os mestres, a profetisa e ficaram admiradas e cheias de esperança.

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

O que você vê em Jesus?

No próximo episódio veremos uma lacuna nos escritos da vida de Jesus, dos 12 aos 30 anos. O que estaria Jesus fazendo neste período?

Veremos João Batista pregando e batizando no deserto, preparando o caminho para o Mestre, e para um grande encontro…

E você? O que você vê em Jesus?

O que você vê em Jesus responderá a grande pergunta: O QUE EU FAÇO PARA HERDAR A VIDA ETERNA!?

No próximo episódio venha ver: O evangelho como você nunca viu antes.

Meu pai, bondoso Tu és! Nós te louvamos por que a graça da salvação em Cristo Jesus nos alcançou! E por esta graça e em nome de Jesus, eu declaro uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que está me ouvindo… Amém!

Você pode nos encontrar, nos conhecer, rever e compartilhar este episódio, acesse o site podcast.soboasnovas.com.br, estamos também no youtube.com/soboasnovas, no Spotyfi, na Apple e no SoundCloud.

E, se fosse se sentiu abençoado com este Podcast, então acesse, assine e comente em nossos canais, e, principalmente, compartilhe com seus amigos!

O QUE VOCÊ VÊ EM JESUS?!

Esperamos você no próximo episódio! Até lá!

[VINHETA FECHAMENTO]

– Jonas de Souza Netto

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *