Série EU FUI FEITO PRÁ QUÊ?, produzida pelo Ministério Só Boas Novas para o programa INCOMPARAVELMENTE LINDO exibido na WebRádio MANECO FM

[VINHETA ABERTURA] FUI FEITO PRÁ QUÊ?!

A AULA MAGNA DE JESUS

Olá! Bem-vindo! Este é mais um episódio da série FUI FEITO PRÁ QUÊ?! Eu sou o Jonas… Eu sou Val… Obrigado por estar com a gente… e por seus comentários… Continue enviando suas dúvidas, e sua opinião sobre o FUIFEITOPRAQUÊ?!…

Esta é a grande jornada na busca do plano e do sentido para sua vida… baseado na Palavra e na Fé em Deus.

Por que a Palavra diz: “Somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” (Efésios 2.10)

E para começar gostaria de chamar o nosso parceiro, o Pr. Paulo Matos e, hoje, ele irá responder a pergunta: “Como posso ser famoso?!”
Responde aí Pr. Paulo…

[VIDEO PERGUNTE PARA O PASTOR]

Valeu Pr. Paulo! Se você tem duvidas… Pergunte para ele…

Você quer rever este episódio e os anteriores? Acesse o PODCAST SBN… anota aí: Podcast.soboasnovas.com.br e você, também, assinar o PODCAST SBN no SoundCloud, no Spotify e na Apple.

Esta é uma jornada para descobrir sua identidade, sua geografia e o plano para sua vida e isto implica em conhecer quem desenhou e criou você.

Não adianta procurar em outro lugar, somente quem criou você poderá dizer qual a sua verdadeira identidade e o propósito de sua vida.

E esta é a Jornada do FUIFEITOPRAQUE?!

Você está pronto?! Vamos para Episódio muito especial, é sobre a AULA MAGNA DE JESUS

[VINHETA DE TRANSIÇÃO]

No primeiro dia de aula do meu curso de administração de empresa, eu tive uma nova experiência. Todos os alunos daquele curso foram convidados para ir ao auditório principal da faculdade por que teríamos uma aula especial. Seria uma Aula Magna e um importante político da época foi convidado para ministra-la. Foi um momento marcante e motivador para mim e pude guardar instruções valiosas para meu curso e para minha vida de administrador.

As aulas magnas acontecem sempre no início de um curso e muitas instituições de ensino costumam ter esta tradição.

Outro exemplo de aula marcante foi na Universidade Stanford, nos Estados Unidos em 2005. Na realidade o curso já tinha terminado e foi ministrada pelo surpreendente Steve Jobs. Creio que aquele discurso de formatura foi a melhor aula para os alunos daquele Curso.

Este discurso se tornou famoso, é sempre citado pela mídia do mundo todo e tem algumas partes marcantes, como esta:

“Nosso tempo é limitado e, por isso, não devemos desperdiçá-lo vivendo uma vida que não seja a nossa. Não se deixem aprisionar pelo dogma – que equivale a viver de acordo com os resultados do pensamento de outra pessoa. Não deixem o ruído da opinião alheia afogar a voz que vem do interior de cada um de vocês. E agora que vocês estão se formando para dar início a um novo começo, é isso que desejo a vocês. Continuem esfomeados. Continuem bobos.”

Posso imaginar o brilho dos olhos daqueles formandos bebendo as palavras de Steve Jobs.

Quando eu olho para o Ministério de Jesus, vejo como Ele atraiu e convidou seus alunos – os discípulos, e como Ele ministrava as aulas, eu fico embevecido com a grandeza de Seus ensinamentos. Jesus não tinha somente a melhor didática que um professor jamais poderia ter, mas, também, Ele tinha o melhor conteúdo programático e as palavras certas.

Seus ensinos deram uma nova visão de mundo para seus alunos. E depois que Jesus lhes ensinava “… as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino, porque ele as ensinava como quem tem autoridade…” Mateus 7:28-29 e até os guardas declararam “… Ninguém jamais falou da maneira como esse homem fala…” João 7:46

Aquele, certamente, foi o melhor curso universitário de todos os tempos.  Na realidade é como se cada aula de Jesus fosse uma Aula Magna.

Certa vez ele estava em Nazaré, na cidade onde havia sido criado. No sábado, Ele foi à uma Sinagoga e se levantou para ler. Então ele abriu o livro do profeta Isaías e leu:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor” (Lucas 4:17-19). E isto é a essência do ensino de Jesus… é o que os educadores de hoje chamam de educação libertadora ou educar para a condição humana.

Então, eu fiquei analisando algumas de Suas aulas para tentar imaginar qual seria a Sua Aula Magna, aquela que poderia ser a mais importante e marcante de todas as Suas aulas.

Afinal qual seria a Aula Magna de Jesus?

O curso de Jesus teve alunos regulares, os discípulos, mas também era aberto para alunos novos, as vezes ocasionais. O Seu método de ensino incluía vários tipos de aula. Algumas vezes Ele deu aulas particulares (como Nicodemos, a Mulher Samaritana, o Jovem Rico, Zaqueu), outras vezes direcionadas especialmente para seus alunos mais próximos (seus discípulos) e outras vezes para uma grande multidão (no sermão da montanha e no templo).

Jesus era um professor lúdico e o que Ele ensinava era capaz de transformar a vida das pessoas e ser colocado em prática imediatamente.

O ensino de Jesus era baseado no confronto das fraquezas e problemas da vida das pessoas com a proposta de mudança para a uma nova vida e a beleza de uma vida eterna.

Em seus ensinos, Jesus, mostrava a esperança e o propósito para a vida de cada aluno. Ele conseguia atingir a todos, crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas simples, ricas ou cultas. Ninguém que se aproximava de Jesus saia de mãos vazia.

Por isso, quando Jesus visitou a casa de Lázaro, Maria e Marta… Maria correu e “se sentou aos pés de Jesus e ouvia tudo o que ele ensinava”. (Lucas 10:39)

Depois de observar as grandiosas aulas do professor Jesus, estava muito difícil encontrar Sua Aula Magna… até que eu cheguei à última aula. Então eu percebi toda a grandeza do Mestre Jesus…

Os discípulos estavam reunidos, porém estavam inseguros. O curso chegara ao fim e o Mestre iria embora. Qual o próximo passo? Como seriam suas vidas longe da sala de aula, longe do Mestre? Havia muitas incertezas no ar.

Então, o Mestre Jesus, após sua ressurreição, em seu último momento na terra, aparece para seus discípulos para sua última aula, a Aula Magna. Diferente da tradição de um curso universitário normal, a Aula Magna do curso de Jesus foi na última aula. Não era um auditório suntuoso e o palestrante não era alguém ilustre da época, mas o próprio Mestre Jesus, na montanha.

O discurso não foi longo, mas as palavras foram diretas ao ponto. Foram palavras capazes de incendiá-los para a maior missão da Terra. São palavras que ecoam e motivam os novos discípulos, a cada dia, até hoje.

Eles estavam assentados e Jesus pode, por um momento, fitar os seus olhos e sentir os seus corações…

Jesus prometeu que eles não estariam sozinhos que enviaria um Consolador – O Espírito Santo.

E, em seguida, lhes entregou a maior missão de todos os tempos:

“Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
Portanto, Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas, façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei.
 
Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados.
E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Baseado em Marcos 16:15-18 e Mateus 28:18-20)

Na verdade, Jesus só estava dizendo para eles que as próximas aulas era salvar pessoas.

Eu gostaria muito de ter assistido esta Aula Magna de Jesus. Olhar para os alunos – os discípulos, que ali estavam, e observar o brilho de seus olhos. Ver o desejo deles de sair correndo para pregar, fazer discípulos, batizar…

Quando eu leio estas palavras este desejo toma conta do meu coração…

O discípulo de hoje deve ir a todos os lugares e a todas as pessoas, movido pela compaixão que o Mestre nos ensinou:

“Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor”. (Mateus 9:36)

Por que Ele “deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade”. (1Tm 2:4)

E quando “este evangelho do Reino for pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim”. (Mateus 24:14)

[TRANSIÇÃO]

Uauuuuh!!! Esta aula foi demais! Jesus é o melhor professor de todos os tempos… Eu gostaria de ter estado lá para assistir isto… E você?!


Quer mais?! Então não perca o próximo programa, por que iremos aprender mais sobre a grande pergunta da nossa vida: “Eu fui feito pra que?!”

Eu oro para você encontre nas palavras de Jesus o ensino para sua vida… Eu oro para que o Senhor, através do Consolador, te habilite e te use para a maior missão de todos os tempos – Salvar pessoas.
Ele nos deixou o Consolador, o Espírito Santo, para nos ensinar e nos lembrar. E quando você aprender, saia correndo para ensinar seus amigos.

Meu pai, em nome de Jesus, eu declaro uma benção sobre a vida do meu irmão e da minha irmã que está me ouvindo e eu faço isto sob a Graça que o sacrifício de Jesus nos proporciona… Amém!

Você quer acessar este conteúdo e os anteriores? É fácil… acesse o PODCAST SBN… Anota aí!  Podcast.soboasnovas.com.br e você, também, pode assinar o PODCAST SBN no SoundCloud, no Spotify e na Apple.

Até o próximo episódio do FUI FEITO PRÁ QUÊ?! Não se esqueça de nos enviar seus comentários e dúvidas… Até Lá!

[VINHETA FECHAMENTO] FUI FEITO PRÁ QUÊ?

– Jonas de Souza Netto

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *